A importância do pós-vendas em instalações fotovoltaicas

sexta, 11 de dezembro de 2020

Uma empresa que se preze, deve fornecer o atendimento ao cliente após uma venda, conceder a garantia, em caso de necessidade, fazer assistência técnica, e prestar o acompanhamento do processo, como o caso de sistemas de longa duração, por exemplo, sistemas fotovoltaicos que possuem painéis com duração de 25 a 30 anos, e outros equipamentos como inversores, com duração menor (15 anos).
Esse atendimento, que vem a ser como um zelo da empresa para com seus clientes, é chamado de pós-vendas, e muitas empresas de energia solar acabam por não executar esse serviço, se tornando apenas empresas de “revenda de painéis solares e inversor”.
Mas por que uma empresa deve prestar o serviço de pós-vendas?
Para ter certeza de que o produto vendido apresenta a qualidade informada ao cliente, que o projeto executado atende ao que foi acordado em contrato, para avaliar se há algum equívoco de parte da concessionária de energia sobre as cobranças efetuadas e para continuar educando o cliente sobre o uso do sistema fotovoltaico, mostrando que o investimento feito realmente valeu a pena.
                                                                                                         
Como é executado esse serviço?
                O acompanhamento da geração de energia e consumo por parte do cliente pode ser realizado através de balanços energéticos, eventualmente fazer limpeza dos painéis fotovoltaicos, analisar se a leitura dos medidores de energia da concessionária estão calibrados corretamente, com auxílio de um Smart Metering, realizar vistorias técnicas para analisar o funcionamento do sistema fotovoltaico e manejar os créditos de energia excedentes conforme desejar o cliente.
  • Balanço energético: é um relatório onde são apresentados os valores da fatura de energia, de maneira mais simplificada, junto aos valores de geração de energia, porém, junto ao consumo simultâneo de energia, aquele que é gerado e já consumido, sem haver cobrança por parte da concessionária, logo, este valor não aparece na fatura de energia e deve ser obtido nas contas de acesso dos inversores instalados. Também é apresentado os valores de diferença entre o sistema com e sem instalação fotovoltaica, mostrando a economia feita pelo cliente no período de leitura da fatura de energia, bem como os créditos utilizados ou acumulados;
  • Limpeza dos painéis fotovoltaicos: deve ser realizada pelo menos a cada 6 meses, em locais onde não há poeira excessiva, e 4 meses em locais mais propícios a sujeiras, como beiras de rodovias movimentadas e estradas rurais. Deve ser realizada pela empresa responsável pela venda do sistema pois é um trabalho perigoso, de extrema cautela. A sujeira reduz a capacidade de geração dos painéis fotovoltaicos em até 3% e já foi mencionada em outro artigo sobre “Fatores que influenciam na eficiência de módulos solares” .                       

                                                                                                                    

  • Smart Meter: é um contador bidirecional que otimiza o consumo de energia e detecta curvas de carga do local de instalação do sistema fotovoltaico. Smart Meter é preciso em suas medições e possibilita uma representação clara do consumo de energia própria. Algumas de suas utilidades são: previsão da próxima fatura, verificar medições da concessionária, identificar problemas técnicos como fuga de corrente, avalia a eficiência energética (fator de potência), acesso remoto ao consumo de energia, avaliação da aplicação de fatura branca, identifica desequilíbrio de carga (se uma fase é mais utilizada que a outra).

                                                                                                                                                                         
  • Vistorias Técnicas: são realizadas com finalidade de orientar o cliente sobre o uso correto do sistema fotovoltaico, verificar se as tensões e correntes estão conforme recomendação dos fornecedores, em caso de inversor com alarme ativado, verificar as possíveis causas do problema e corrigi-los.
  • Manejo do excedente de energia: em caso de acúmulo de créditos e o cliente queira transferi-los para outra fatura de energia, com auxílio do balanço energético é feito o rateio desses créditos, podendo ser enviado parte para essa outra fatura, desde que esteja no mesmo CPF ou CNPJ da fatura que contém a geração distribuída.
Quais são os resultados obtidos com o pós-vendas?
Com este serviço a empresa agrega valor no produto que oferece, consegue erradicar os possíveis erros que podem vir a ocorrer com montagem e manutenção, garante a eficácia na geração fotovoltaica e ainda angaria demais clientes em função do bom feedback que o receptor do pós-vendas repassa a sua volta.
Faça um orçamento com uma empresa que presta o serviço de pós-vendas: https://involtenergiacom.br/energia-solar/
Escrito por Floriano Luiz Suszek, Doutor em Engenharia Agrícola e Engenheiro na inVolt Energia Solar.
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