Edit Template

Painéis Solares Monocristalinos Vs Policristalinos, qual escolher?

Inovação em Energia Solar - Energia Solar Residencial e Comercial.

Existem três tipos principais de painéis solares: monocristalinos, policristalinos e de filme fino. Os painéis monocristalinos e policristalinos são os mais comuns para instalações residenciais, mas cada um tem custos diferentes, taxas de eficiência e prós e contras distintos.

Nesse artigo não vamos entrar em detalhes sobre os módulos de filme fino, pois eles não possuem muito uso prático nas aplicações convencionais e de investimento.

Painéis Solares Monocristalinos vs. Policristalinos
Os painéis solares monocristalinos e policristalinos são os dois tipos mais comuns de painéis solares. Como todos os painéis solares, eles captam a energia do sol e a convertem em eletricidade. Ambos os tipos utilizam silício, um material abundante e durável.

A diferença mais significativa entre os dois painéis está na tecnologia do cristal de silício utilizada. Os painéis monocristalinos (mono) usam um único cristal de silício, enquanto os painéis policristalinos (poly) utilizam múltiplos cristais fundidos juntos. Aqui estão mais algumas diferenças entre os painéis.

Monocristalinos
Os painéis mono contêm células solares monocristalinas com um único cristal de silício. Este cristal é cultivado em laboratório e moldado em uma forma cilíndrica chamada “ingot”. Esses lingotes de silício são cortados em discos finos, ou “wafer” de silício, e transformados em formas octogonais. Esse processo permite que mais células de silício cristalino sejam encaixadas em um painel solar e elimina espaço desperdiçado entre as células.

Embora mais espaço seja economizado, as peças cortadas não podem ser reutilizadas para outras células mono. O processo de fabricação também é mais caro, mas o uso de um único cristal melhora a eficiência dos painéis solares.

Policristalinos
Os painéis solares poli também utilizam células de silício, mas o processo de fabricação é diferente. Enquanto os painéis solares mono utilizam células de silício únicas, os painéis poly usam múltiplos fragmentos de silício fundidos juntos. As células solares policristalinas são moldadas em forma de cubo e cortadas em “wafer” finos. O processo de múltiplos cristais elimina espaço desperdiçado sem produzir excesso de resíduos, já que os materiais restantes podem ser reutilizados.

Uma vez que as células solares policristalinas não são de silício puro, elas possuem imperfeições ao longo da superfície, o que as torna menos eficientes que suas contrapartes mono. No entanto, o processo de produção é menos dispendioso e menos desperdiçador, tornando-os mais acessíveis.

Estética e Vida Útil
Os painéis solares monocristalinos são pretos e combinam melhor com a maioria dos telhados. Os painéis policristalinos são azuis, tornando-os mais visíveis nos telhados.

Ambos os painéis têm uma ótima vida útil, mas os painéis mono duram mais. Os painéis mono podem durar 30 a 40 anos com os devidos cuidados e manutenção adequada. Os painéis poly duram de 25 a 35 anos com a manutenção correta. Muitos painéis vêm com uma garantia de 25 anos.

Eficiência e Coeficiente de Temperatura
A eficiência do painel solar indica o quão bem ele converte a energia solar em eletricidade. Essa classificação é expressa em porcentagem. Por exemplo, um painel com uma eficiência de 22% converterá 22% da luz solar que absorve em energia utilizável.

As taxas de eficiência variam devido às diferenças na tecnologia das células solares. Os painéis monocristalinos são os mais eficientes devido à sua tecnologia aprimorada de células solares, com taxas entre 15% e 25%. Os painéis solares policristalinos têm taxas de eficiência mais baixas, de 14% a 17%.

Os painéis mono e poly também possuem diferentes coeficientes de temperatura devido à sua tecnologia. O coeficiente de temperatura indica o desempenho dos painéis solares quando as temperaturas mudam. Os painéis são testados em condições padrão de 77 graus Fahrenheit, mas permanecem em eficiência máxima entre 59 graus Fahrenheit e 95 graus Fahrenheit. Quanto maior o coeficiente de temperatura, mais a produção de energia do painel diminui em temperaturas fora dessa faixa.

Os painéis solares policristalinos possuem um coeficiente de temperatura alto, o que significa que são menos produtivos em temperaturas quentes. Os painéis monocristalinos possuem um coeficiente de temperatura mais baixo e funcionam bem em calor.

Custo do Painel Solar
Os painéis solares mono e poly variam em custo devido às diferentes estruturas de silício. Os fabricantes de painéis solares moldam o silício derretido em moldes quadrados e os cortam em células individuais para fabricar painéis policristalinos. Os painéis mono têm um processo mais complicado, uma vez que a produção de células solares monocristalinas requer mais precisão. Por esse motivo, os painéis solares monocristalinos normalmente são tidos como mais caros, porém, com a evolução dos processos industriais e por uma evolução da cadeia de produção e consumo, os módulos monocristalinos estão ficando mais baratos..

Não existe regra
Não há uma regra simples a se seguir, muitas tecnologias de diferentes processos de fabricação são aplicados de maneira escalonada na produção de módulos fotovoltaicos. Se você visa o maior custo benefício no curto prazo, a tecnologia com maior potência por preço irá lhe atender. Porém se você deseja analisar a rentabilidade do projeto durante toda a vida útil do equipamento, o ideal é contratar um profissional que fará um estudo levando em conta irradiação, temperatura do local, custo de operação e manutenção, degradação, área, a melhor escolha também pode ser influenciada por premissas financeiras como preço da energia, inflação monetária e energética.

Além de tudo, otimizar a estrutura da sua residência para o recebimento do sistema solar é de extrema importância!

Consulte nossos profissionais e nós o auxiliaremos na melhor escolha, com dados e simulações, sem achismos.

ìcaro Bill
ìcaro Bill
14/02/2024
Excelente empresa com funcionários muito bem instruídos e capacitados para proporcionar a melhor experiência de venda e projetos de energia solar. Show!!
Malu Oliveira
Malu Oliveira
22/01/2024
Isabelly Green
Isabelly Green
15/12/2023
Empresa de qualidade. Com excelente trabalho. Vendedores antenciosos, esclarecem todas as dúvida, explicam como funciona toda a parte desde o orçamento até a finalização do produto. Recomendo a empresa.
Francisco Castro
Francisco Castro
15/12/2023
Willian Queiroz
Willian Queiroz
11/12/2023
Douglas Oliveira
Douglas Oliveira
09/12/2023
Vitor Erdmann
Vitor Erdmann
09/12/2023
matheus cavalca massoni
matheus cavalca massoni
06/10/2023
Equipe qualificada e atendimento de primeira Recomendo
Eduardo Bittencourt
Eduardo Bittencourt
29/07/2023
plugins premium WordPress
Formulário de Contato WhatsApp

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp